• End.: Rua Dr. Eduardo de Souza Aranha, 99 Itaim Bibi 3º e 4º andares
  • Email: souen@uol.com.br
  • Tels: (11) 3842-6300 / (11) 3842-6701

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

O que é a Especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço?

A especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço foi criada em 1954 pelo Dr. Hayes Martin, Chefe do Serviço no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center de Nova York ao editar o primeiro livro da área: TUMORS OF THE HEAD AND NECK. Dois anos após criou a American Head and Neck Society, a primeira sociedade médica da especialidade.

Dois hospitais principais na América foram responsáveis pela criação da especialidade: o Memorial Sloan-Kettering Cancer Center em Nova York e o M.D. Anderson Cancer Center da Universidade do Texas em Houston. 

No Brasil a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço foi criada em 1967.

A especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço trata doenças malignas e benignas das regiões da face, pele da região da face e pescoço, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, tecidos moles do pescoço, da paratireoide, tumores do couro cabeludo, realiza sialoendoscopia diagnóstica e terapêutica e cirurgia robótica. Possui uma área de atuação (subespecialidade) denominada cirurgia cranio-maxilo-facial, que trata especificamente das doenças do esqueleto cranio-facial. 

A especialidade é regulamentada e reconhecida pela associação médica brasileira e possui uma área de atuação (subespecialidade) denominada cirurgia cranio-maxilo-facial, que trata especificamente das doenças do esqueleto cranio-facial.

Dentre os procedimentos diagnósticos realizados pelo cirurgião de cabeça e pescoço destacamos a Naso fibrolaringoscopia, realizada para examinar, avaliar e, eventualmente biopsiar, lesões da laringe e nasofaringe. Atua em aspectos clínicos do diagnóstico, tratamento, prevenção de doenças, neoplasias, deformidades nos sistemas e áreas citadas.  A Oncologia de cabeça e pescoço e a cirurgia plástica reconstrutiva também são parte fundamental da especialidade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

Hoje em dia a doença mais comum de tratamento do especialista de Cirurgia de Cabeça e Pescoço são as doenças de Tireóide, principalmente o Câncer de Tireoide.


Sialoendoscopia

A Sialoendoscopia é uma técnica minimamente invasiva, desenvolvida na Suíça, Israel e Alemanha, para exame e tratamento de doenças benignas das glândulas salivares.

Para a Sialoendoscopia foram desenvolvidos Endoscópios flexíveis muito finos, de 1,1mm a 1,3mm de espessura para serem inseridos pelos ductos submandibulares e parotídeos sob anestesia.

Os instrumentos foram adaptados e miniaturizados para trabalharem através dos endoscópios com o máximo de precisão.

A técnica de Sialoendoscopia permite: retirada de cálculos com baskets, fragmentação de cálculos com laser, dilatação de estenoses com balão, biópsias de lesões, irrigação de ductos para retirar rolhas proteicas e retirada de tecido de granulação.

A correta aplicação da Sialoendoscopia permite salvar a glândula acometida, evitando-se a ressecção aberta pela retirada dos cálculos, podendo ser utilizada com intenção terapêutica ou diagnóstica.

Indica-se nos seguintes casos:

- Na Sialodenite Obstrutiva, principal causa obstrutiva: Cálculos (60-70%), Estenoses  (15-20%), Inflamação ductal (5-10%)

-Na Sialodenite Inflamatória sem ou com litíase: principal causa de doença inflamatória das glândulas salivares

- Como Diagnóstico:  a Sialoendoscopia é superior aos exames de imagem, diagnosticando:

 - Cálculos: únicos ou múltiplos;

 - Estenoses: comum em parótida, único ou múltiplos;

 - Pólipos, rolhas mucosas: presentes na Sd de Sjogren, sialolitíases e parotidites recorrentes da infância;

 - Raramente tumores e corpos estranhos.

- Como Terapêutico: Técnica minimamente invasiva capaz de remoção de cálculos, dilatação de estenoses e irrigação da glândula, preservando a função glandular.

Fonte: Sociedade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, http://www.sbccp.org.br

Fonte: American Head and Neck Society, https://www.ahns.info

Fonte: Sociedade de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, http://www.sbccp.org.br

Fale Conosco