Conheça todas as formas de prevenção do HIV
USE CAMISINHA
A camisinha é o método mais eficaz para se prevenir contra muitas infecções sexualmente transmissíveis, como a AIDS, alguns tipos de hepatites e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada.
FAÇA O TESTE
O teste deve ser feito com regularidade e sempre que você tiver passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha. É muito importante que você saiba se tem HIV, para buscar tratamento no tempo certo, possibilitando que você ganhe muito em qualidade de vida. Procure um profissional de saúde e informe-se sobre o teste.
TRATAMENTO
O uso correto e regular dos medicamentos para quem já vive com o HIV é fundamental para aumentar a qualidade de vida e evitar a transmissão do vírus para ouras pessoas. O número de internações e infecções por doenças oportunistas.
PEP
A Profilaxia Pós-Exposição é um tratamento com terapia antirretroviral (TARV) por 28 dias para evitar a sobrevivência e a multiplicação do HIV no organismo de uma pessoa. Ela é indicada para as pessoas que podem ter tido contato com o vírus e deve ser iniciada em até 72 horas após a situação de risco.
PREP
A Profilaxia Pré-Exposição de risco à infecção pelo HIV consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus, para reduzir a probabilidade de infecção pelo HIV.
PRÉ-NATAL
A testagem para o HIV é recomendada no 1º trimestre e 3º trimestre da gestação. Mas, no caso de gestantes que não tiveram acesso ao pré-natal, o diagnóstico pode ocorrer no momento do parto, na própria maternidade, por meio do teste rápido para HIV.
Acesse: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vamoscombinar/