Exames de secreção vaginal

Conjunto de exames usado na identificação da causa de corrimento vaginal (vaginites) e colhidos com auxílio do espéculo. Também conhecido em nossa clínica por Perfil Vaginite.

Utiliza-se swabs (cotonetes) para coletar secreção vaginal e estes são colocados em meios de cultura específicos para detecção de vários patógenos vaginais causadores de corrimentos vaginais como Ureaplasma, Micoplasma, Clamidia, Tricomonas, Cândida (fungo), Streptococos agalactiae e outras eventuais bactérias que possam causar distúrbios de flora vaginal como Gardnerella vaginalis. Permite ao se identificar uma bactéria saber a quais antibióticos ela é sensível e assim direcionar o tratamento. Para tanto acrescentamos o antibiograma.

Enviado a laboratório de confiança da clínica para a análise.

Idealmente devem ser realizados após pausa sexual de 3 dias e fora do período de maior sangramento menstrual.

Pode ser colhido conjuntamente com o Papanicolau ou durante o procedimento de colposcopia.

Ultrassonografia

A ultrassonografia utiliza ondas de ultrassom e capta o eco delas que volta quando estas ondas reverberam em alguma estrutura. Assim quanto mais sólida a estrutura, mais branco capta o ultrassom e quanto mais líquido, mais negro ele fica pois o som se propaga melhor em meio líquido. Estas ondas são então processadas e geram uma imagem no espectro cinza que representa por onde estas ondas estão passando.

Por serem esta ondas inócuas aos seres humanos o ultrassom é considerado exame seguro para ser realizado mesmo em pacientes gestantes.

O ultrassom tem diversas utilidades seja como meio diagnóstico especialmente para avaliar as mamas e estrututras abdominais, pélvicas e do pescoço (tireóide) ou para avaliar o desenvolvimento fetal nas gestações ou ainda para dirigir punções e biópsias de nódulos (tumores sólidos) ou cistos (tumores com líquido dentro).

Em nossa clínica ele é realizado por radiologistas com certificação médica em ultrassom geral e obstétrico e treinamento em ultrassom morfológico fetal.

Colposcopia e Vulvoscopia

Estes exames são realizados pelos médicos ginecologistas da clínica com auxílio de uma lupa de grande aumento (colposcópio) que permite avaliar em detalhes o colo do útero e a vulva em busca de lesões. Utilizam corantes como ácido acético e Lugol (Iodo) para melhorar sua eficácia de detecção. A avaliação do colo do útero necessita da utilização do espéculo para sua visualização.

Normalmente são realizados quando o Papanicolau detecta alguma alteração ou na suspeita de infecção por HPV.

Identificada alguma área suspeita, estes exames permitem dirigir uma biópsia desta área aumentando a capacidade de detecção de lesões precursoras do câncer de colo uterino.

Papanicolau

O Papanicolau ou citologia oncótica cervical consiste em avaliar as características das células descamadas presentes na secreção vaginal através de exame por microscópio por coloração específica. A coleta se realiza através do exame especular com a utilização de uma espátula e uma escova que coleta células do canal cervical (canal do colo do útero que liga a vagina a cavidade uterina).

Sua função é prevenir o câncer de colo uterino através da detecção de alterações precursoras do câncer como as modificações causadas pelo HPV (human papiloma vírus) ou as neoplasias intraepiteliais cervicais (NIC).

Deve ser realizado anualmente em pacientes a partir do início da vida sexual até os 70 anos. Em grupos de alto risco podem ser realizados em intervalos mais curtos.

O ministério da saúde preconiza que após 3 exames anuais normais a paciente poderia realizá-los a cada 3 anos, porém consideramos que a coleta anual é mais adequada a nossas pacientes.

Ultrassonometria Óssea

A ultrassonometria é exame que ajuda a avaliar a perda de massa óssea através da avaliação da composição de cálcio do calcâneo.

Ela serve para rastreamento de população de risco para osteoporose e para fraturas ósseas decorrentes dela.

Através deste resultado terapias preventivas podem ser instituídas nas pacientes de risco.

Exame rápido e simples que pode ser realizado sem necessidade de preparo prévio e disponível na clínica.

Mamografia Digital

A mamografia digital é hoje o exame de excelência na prevenção e diagnóstico de patologias mamárias em especial o câncer de mama e suas lesões consideradas precursoras.

De modo geral deve ser realizado anualmente por todas as mulheres entre 40 e 75 anos de idade.

Consiste em um exame de raio-X sendo realizadas duas chapas com a mama comprimida em duas posições diferentes. As chapas são processadas por meio de digitalização de alta definição permitindo análise com alto grau de detalhamento de toda estrutura mamária.

A interpretação da imagem em nossa clínica é realizada por radiologista certificada em Mamografia e classificada quanto ao risco de câncer pelo sistema de BiRads®.(Breast Image Reporting and Data System).

Eventualmente faz-se necessário a complementação do exame com compressão localizada de alguma área onde não se conseguiu boa avaliação.

A ultrassonografia pode ser necessária para o esclarecimento de algum nódulo ou em pacientes com mamas densas que dificultam a interpretação pela mamografia.

Biópsias

Vários sítios de doença podem necessitar de biópsias para o diagnóstico correto, como por exemplo a vulva, vagina, colo do útero, mama, pele, tireóide.

A clínica possui meios para realizar todas estas de forma dirigida ou não e com anestesia se necessário.

Lesões visíveis a olho nu ou palpáveis podem ser biopsiadas diretamente com auxílio de anestesia local se necessário.

Lesões não visíveis ou não palpáveis podem ser biopsiadas através do auxílio de algum método diagnóstico, ao que chamamos de biópsia dirigida.

Para tal a clínica possuí médicos especializados para a utilização de:

1. Colposcópio para dirigir biópsias de vulva, vagina e de colo do útero e

2. Ultrassom para dirigir biópsias de mama e tireóide.

O médico da paciente geralmente acompanha o procedimento realizado pela equipe de radiologia.

A integração do radiologista com a equipe médica da clínica permite também a resolução rápida e com alto grau de segurança ao paciente quanto a certeza de que a área biopsiada é efetivamente a que se deseja investigar.

As biópsias são encaminhadas a laboratório de patologia de confiança da clínica para a análise. O contato entre os médicos da clínica e do laboratório de patologia permite total integração para garantia do resultado e elaboração do tratamento caso necessário.

Coleta de exames de sangue

Exames de sangue são indicados para avaliação, prevenção e diagnóstico de doenças.

Para cada tipo de exame de sangue existe uma forma ideal de coleta, alguns necessitam de jejum, outros de sangue com anticoagulante, etc.

A clínica tem profissionais técnicas de enfermagem treinadas para a coleta de exames de sangue que são encaminhados para laboratório de confiança e com longa história de relacionamento com a clínica.